** Bom Despacho **

Vista Noturna Matríz Bom Despacho

Vista Noturna Matríz Bom Despacho

Bom Despacho Vista Aérea

Bom Despacho Vista Aérea
Igreja Matriz de Bom Despacho

Bom Despacho Minas Gerais - 103 Anos

Bom Despacho Minas Gerais - 103 Anos

Minas Gerais Tem Jeito Jesus Cristo

Minas Gerais Tem Jeito Jesus Cristo

Bom Despacho Mensageiros do Amor Maior

Bom Despacho Mensageiros do Amor Maior

Bom Despacho e Mensageiros do Amor Maior

Bom Despacho e Mensageiros do Amor Maior

Bom Despacho Tem Jeito Jesus Cristo

Bom Despacho 103 Anos de Progresso

Bom Despacho 103 Anos de Progresso
Sêlo dos 103 Anos de Emancipação Político-Administrativa do Município de Bom Despacho

Cooperativa Produtores Rurais Bom Despacho


* COOPERBOM - Histórico *

“Estamos na década de 50. Existiam na cidade de Bom Despacho, dois laticínios que monopolizaram o mercado de creme para a fabricação de manteiga. Os produtores rurais da região vendiam seus produtos a um preço que não os satisfaziam. Cansados da situação a que estavam submetidos, surgiram alguns produtores com visão e empreendedorismo, que encontraram na união de Força e Cooperação, uma alternativa à política adotada por tais empresas. Criaram assim uma empresa de caráter comunitário que a qual denominaram Laticínios Bom Despacho.A eficiente administração dos Laticínios Bom Despacho, possibilitou aos seus proprietários, o alcance de seus objetivos imediatos, ou seja, o laticínio recebia o creme, transformava-o em manteiga, e colocava-a diretamente no mercado, eliminando assim os intermediários. Os negócios estavam indo bem mas, a empresa desviou-se de seus princípios originais; levando, assim, ao completo desânimo de seus empreendedores.Descontentes com a política adotada pelo laticínio, alguns produtores decidiram então, organizar uma empresa que realmente possibilitasse a eles a execução dos objetivos econômicos e sociais da classe produtora da região – Uma Cooperativa!”
Foi assim que surgiu a COOPERBOM. Nasceu para provar que a união e o trabalho dos produtores rurais de Bom Despacho podiam superar qualquer obstáculo que surgisse pela frente. Aquele grupo de homens não poderia imaginar que naquele momento estariam plantando a semente do que viria a ser a 5ª maior cooperativa de leite do Brasil.A história da COOPERBOM, a partir de então, transcorreu de forma bastante heterogênea, passando por períodos de crises, incertezas, mas também por momentos de grandes realizações e conquistas.Um fato marcante no início de sua história foi a COOPERBOM, que até então era mais conhecida apenas por Cooperativa, ter sobrevivido a uma pesada investida da multinacional Nestlé, que iniciou suas atividades em Bom Despacho pouco tempo depois de sua fundação. Graças a garra e perseverança de homens como os integrantes de sua primeira diretoria, a COOPERBOM não apenas sobreviveu à chegada da Nestlé na cidade como mais tarde adquiriu a usina de beneficiamento de leite da própria, fato esse ocorrido no ano de 1970.Já durante esse período a COOPERBOM demonstrava preocupação constante com o contingente humano da qual fazia parte. Na década de 70 foram firmados convênios com médicos, dentistas, veterinários; construídas a Farmácia Humana e Veterinária, Loja de Insumos e Tecidos, Posto de Gasolina, Posto de Recepção de Leite em Estrela do Indaiá... A COOPERBOM já estava se tornando uma das mais respeitadas empresas da região. Durante a década de 80 foi criada a marca COLMÉIA, que comercializava manteiga, requeijão e leite pasteurizado.Em 83 foi inaugurado o Recanto das Palmeiras. A partir desse momento, cooperados e funcionários possuíam um clube fechado e exclusivo, com toda a estrutura para seus momentos de lazer.Já em 84, preocupada em estar sempre na vanguarda, a COOPERBOM começou a se informatizar, adquirindo computadores para agilização do seu setor administrativo. Em 85, iniciaram-se as atividades da CREDIBOM (Cooperativa de Crédito Rural de Bom Despacho) que hoje pode se orgulhar de ser a segunda maior Cooperativa de Crédito do Estado.
Os anos 90 começaram com grande expectativa por parte dos cooperados pelo fim do tabelamento do preço do leite pelo governo e pela aquisição da empresa de eletrificação rural CERER. Mas os fatos não andaram como os produtores imaginaram e o país se encontrava com sobra de leite no mercado mesmo nos períodos de entressafra. A COOPERBOM passou por uma de suas piores crises mas, mesmo assim não parou de evoluir, com a inauguração, em 1994 da Casa do Cooperado; sua nova e ampla sede administrativa.Ano 2000, pairava no ar a magia de um novo século, e a COOPERBOM inaugurava sua fábrica de Suplementos Minerais que passou a produzir os produtos Cooperphos. Foi inaugurado também nesse período, o Silo Graneleiro e o lançamento da nova marca dos produtos COOPERBOM. Depois do fim do nome COLMÉIA, os produtos passaram a ser comercializados sob a marca MAVERO. Durante mais de meio século de vida, a COOPERBOM sempre pensou no futuro como um território a desbravar. Desconhecido, mas empolgante para quem está disposto a se preparar no presente. Após todos esses anos de lutas e conquistas a COOPERBOM se orgulha de sua história. E quem a faz é você, produtor rural, que é também o motivo de nossa existência. Ontem um grupo de fazendeiros. Hoje um estandarte do Agronegócio. O Amanhã? Enfrentaremos como fariam nossos associados: Com determinação e coragem!
Historia
Política Privacidade ©2007
Cooperativa Agropecuária
de Bom Despacho
Todos os direitos reservados
*** Tel: (37) 3521-3708
* Entre no Site - Conheça-nos *
http://www.cooperbom.com.br

** Municípios Mineiros V - Cidades de Minas **






Divinópolis A Rainha do Centro Oeste de Minas
População 210.000 Habs.

*** Ver Página de Divinópolis ***
http://www.cidadesdeminas5.blogspot.com


* Grande Hotel do Barreiro - Araxá - População: 90.000 habs.
*** Ver Página de Araxá ***
http://www.cidadesdeminas6.blogspot.com


* Ver Página de Patos de Minas - 143.000 habs. *
http://www.cidadesdeminas2.blogspot.com

* Ver Página de Pará de Minas - 89.000 habs.*
http://www.cidadesdeminas3.blogspot.com

*** Ver Página de Nova Serrana - 73.000 habs. ***
http://www.cidadesdeminas4.blogspot.com

https://sites.google.com/site/lagoadaprataminas/concreto-usinado-na-medida-certa-pilares